O pão em Portugal é sinônimo de qualidade e tradição. Se você vai viajar para a terrinha, comer aqueles pães tradicionais pela manhã ou antes da refeição é quase um ritual. Em quase 5 anos que vivo no país, nem consigo mais lembrar quantos tipos de pães portugueses já comi.
Assim como os doces típicos portugueses que já comentei aqui no Cultuga, também há MUITOS tipos de pão em Portugal. Isso significa que não vai dar para contemplar todos nesse post rs. Bem que eu gostaria, até porque faço questão de provar os sabores típicos portugueses em todas as viagens por essa terra incrível. Mas fiz uma seleção daqueles que realmente consumo com frequência e recomendo que você experimente.
Então já fique sabendo: você vai comer pão português de norte a sul – passando pelas ilhas também, claro – seja no restaurante, no hotel, na padaria, no supermercado… Não importa aonde for, ele sempre estará lá!
Pão em Portugal: 9 pães deliciosos para experimentar
1. Bola de Água
A bola de água (ou bola d’água) é um clássico dos pães portugueses que consumimos no dia-a-dia. Você vai encontrá-la em todas as padarias, pastelarias e supermercados de Portugal.
Ela tem bom preço (por volta de 0,20€), é boa quente ou fria e combina com manteiga – é o jeito que eu mais gosto de comer, mas com queijo e presunto (chamado de “fiambre” em Portugal) não fica atrás.
2. Pão Alentejano
Corte uma fatia de pão alentejano e mergulhe em um pratinho com um bom azeite (alentejano também, claro). Para mim, essa é a melhor forma de comer essa maravilha da gastronomia típica portuguesa.
Feito no forno à lenha, esse pão tem uma casca durinha e crocante, massa consistente e um formato incomparável (algumas partes do Alentejo também fazem sem a “cabeça”). No inverno, acompanhado com vinho tinto então…
Você encontra o pão alentejano facilmente em Lisboa e, claro, ao longo de todas as belas cidades alentejanas.
Uns ‘anitos’ atrás, eu estava almoçando com a Pri e os meus pais em um restaurante em Lisboa. Antes dos pratos serem servidos, um senhor da mesa ao lado viu a gente comendo pão com azeite e disse: “Vocês são do Alentejo?”. E respondemos: “Não, somos do Brasil”. Ele retrucou: “Vocês sabiam que muitos alentejanos gostam de molhar o pão no azeite?!”. É, nós “não sabíamos”. Ele fechou com um sorriso: “Pois! É comum que o pessoal de lá faça isso também”.
3. Bolo Lêvedo [dos Açores]
Tem bolo no nome, mas é um pão em Portugal. Pode parecer estranho, mas é isso mesmo. O bolo lêvedo é típico das ilhas do arquipélago dos Açores, mais precisamente da região das Furnas, na Ilha de São Miguel, e é o pão típico que eu mais gosto em Portugal.
Macio e adocicado, ele combina muito bem com manteiga, geleia e até carne. Para mim – que sou fã – o bolo lêvedo na chapa (ou na frigideira rs.) com manteiga e sal é imbatível.
Na Ilha de São Miguel, nós compramos na tradicional Casa Glória Moniz, nas Furnas e também no supermercado. Já em Lisboa, eu mato a vontade na Loja Açores e no supermercado do El Corte Inglés.
4. Bolo do Caco [da Ilha da Madeira]
Esse é o clássico dos clássicos do arquipélago da Madeira. O bolo do caco é um pão português artesanal de farinha de trigo e batata doce cozido em uma chapa bem quente na brasa (é isso mesmo, ele não vai ao forno).
Você consegue encontrar esse pão para comprar e comer em cafés e restaurantes de Lisboa e outras cidades de Portugal continental. Mas, olha, vou te falar uma coisa: igual ao das ilhas da Madeira NÃO EXISTE. É fantástico. Se você já esteve lá sabe o que eu estou falando. ;)
Prove o bolo do caco com manteiga de alho e no “prego” (sanduíche com um bife de vaca bem fininho).
5. Broa
A broa é um tipo de pão tradicional em Portugal e no Brasil. Por aqui, ela é bastante consumida em pratos regionais ou de entrada.
Eu gosto de comprar a broa fatiada para comer com patê, alguma conserva ou queijo cremoso (o Serra da Estrela fica tão bom ;) ).
Dois sabores típicos de Portugal combinam perfeitamente com a broa, como o bacalhau (assado com uma crosta de broa) e a sardinha (servida em cima da broa nas festas dos santos populares, no mês de junho).
6. Pão de Mafra
Um pão em Portugal típico e de marca registrada, assim podemos definir o Pão de Mafra. A coisa é séria mesmo! Apenas nas localidades de Carvalhal, Barril e Encarnação, na região de Lisboa, que se produz essa iguaria com miolo macio e de casquinha fina.
Resumindo: todo Pão de Mafra vendido no país precisa ser certificado. Quando você tiver a oportunidade, não deixe de comer.
O pessoal de Mafra não está de brincadeira. Tem até o Festival do Pão, que costuma acontecer no mês de julho.
7. Pão de Azeite
Na terra onde se produz alguns dos melhores azeites do mundo, não poderia deixar de existir um tradicional pão de azeite.
O típico é de Lamego, uma cidade que fica no Alto Douro Vinhateiro, na região norte do país. Não é tão comum de encontrar fora de lá.
E os doces portugueses… Quem resiste?
Veja aqui doces portugueses tradicionais que você PRECISA experimentar!
8. Pão de Leite
O pão de leite é aquele que toda criança gosta. Macio e um pouco doce. Vou te contar uma coisa: eu já passei dos 30 anos e continuo gostando. :)
Assim como no Brasil, esse tipo de pão está em quase todas as prateleiras de padarias, pastelarias e supermercados.
Caso não tenha (é raro), peça um brioche. OK, é de origem francesa, mas bastante comum por aqui. A fofura e o adocicado da massa são bem parecidas com o típico pão de leite.
9. Pão de Alfarroba
O Algarve tem paisagens paradisíacas, frutos do mar e peixe do melhor, laranjas docinhas e… Alfarroba. E o que seria isso? Alfarroba é um fruto facilmente encontrado em climas mediterrânicos e rico em cálcio, ferro, proteínas e fibras. Portugal está entre os maiores produtores da Europa.
Cada vez mais cresce a procura por produtos feitos a partir desse fruto. O pão português feito com farinha de alfarroba tem um toque adocicado e uma cor meio achocolatada – você vai ver que o sabor também lembra o chocolate.
Se você não consome trigo, vale muito a pena procurar os pães em Portugal com esse tipo de farinha. ;)
Esse é um artigo original do Cultuga. Leia o post completo em: Pão em Portugal: 9 tipos deliciosos para você experimentar