São muitos os queijos portugueses para você conhecer. Lógico que o Queijo Serra da Estrela acaba ganhando um maior destaque, porém, há diversos tipos e lugares que produzem bom queijo em Portugal.
Este artigo é para mostrar aos apaixonados por Portugal e por queijos o quanto o país produz de norte a sul e ilhas. Escolhi seis dos muitos tipos de queijos portugueses que existem por aqui!
Vaca, cabra, ovelha ou mistura.
Curado, cremoso, duro, forte ou fraco.
As características são diversas e a forma que os queijos portugueses são feitos também. De qualquer maneira, vale a pena provar vários ou os que cativam mais o seu paladar.
Eu, particularmente, gosto de queijos mais fortes e com sabores bem definidos. Os queijos de ovelha e de cabra estão sempre entre os meus favoritos. Porém, o Queijo São Jorge, dos Açores, feito com leite de vaca, é o meu queridinho!
Onde comprar queijos portugueses?
É muito fácil encontrar lugares para comprar queijo em Portugal. Além das tradicionais mercearias de bairro que vendem queijos regionais por todo o país, os supermercados são perfeitos para comprar e consumir durante a sua viagem ou para levar ao Brasil.
Sempre que um produto tiver o selo DOP (Denominação de Origem Protegida), ele é feito em um local ou região determinada e possui características e qualidades exclusivas.
Deixo aqui o nome de alguns estabelecimentos que eu gosto para você poderá comprar muitos tipos de queijos portugueses:
Supermercados: El Corte Inglés (Lisboa e Vila Nova de Gaia), Continente e Intermarché (ambos em várias cidades de Portugal)
Mercearias e lojas: Manteigaria Silva (Lisboa), Mercearia do Bolhão (Porto) e Corriqueijo (Braga)
Conheça alguns queijos de Portugal que gosto de consumir e que você também vai gostar de provar!
1. Queijo São Jorge (Açores)
O Queijo São Jorge DOP é o mais famoso e apreciado queijo do Arquipélago dos Açores. Ele é feito na pequena Ilha de São Jorge, é fácil encontrar em restaurantes e comércios das ilhas. Comi nas ilhas de São Miguel, Terceira e São Jorge.
Ele é um queijo curado, feito com leite cru de vaca, integral e pasteurizado, e maturação de 3 a 24 meses. Eu adoro comê-lo puro, como aperitivo, pois é muito bom sentir aquele toque mais picante.
Para quem interessar, vale a pena visitar uma fábrica de queijo em São Jorge. Eu e a Pri fomos na Lourais, uma das principais da ilha, e valeu muito a pena!
2. Queijo Serra da Estrela (Centro)
Não deve existir uma pessoa que viaja para Portugal que não associa o queijo Serra da Estrela DOP quando ouve falar da famosa serra na região centro do país.
A fama internacional desta iguaria é imensa, isso porque a cremosidade e o sabor autêntico – marcante e um pouco forte – são incríveis e por ser o queijo mais antigo de Portugal.
É a estrela do queijo português!
Como se produz o queijo Serra da Estrela? Ele é feito a partir da mistura do leite de ovelha da raça Bordaleira Serra da Estrela ou Churra Mondegueira coalhado com a flor do cardo (uma planta típica da região) e sal durante o rigoroso inverno da serra.
Você pode comprar este queijo nos pequenos comércios tradicionais espalhados pela Serra da Estrela e arredores, além dos grandes supermercados de todo o país.
3. Queijo de Serpa (Alentejo)
O Alentejo é uma região bastante voltada para o campo. São muitos os produtos típicos produzidos aqui e consumidos em Portugal e em vários países, como o azeite, o vinho, a carne e, claro… O queijo.
Dos maravilhosos queijos alentejanos, destaco o Queijo de Serpa DOP, feito com leite de ovelha. Ele é curado, com uma consistência cremosa e um sabor forte.
A cidade de Serpa fica no Baixo-Alentejo e muitas mercearias e lojas vendem este queijo.
4. Queijo de Azeitão (Lisboa e Vale do Tejo)
Muitas pessoas que provam o Queijo de Azeitão DOP, produzido na Serra da Arrábida, perto de Lisboa, dizem que o paladar e a cremosidade lembram o famoso Queijo Serra da Estrela. Mas existe um motivo: na primeira metade do século 19, um agricultor que vivia nos arredores da Serra da Estrela levou ovelhas da sua terra até Azeitão e começou a fazer um queijo com características parecidas.
O Queijo de Azeitão é amanteigado, intenso e um pouco mais salgado para alguns paladares. Por isso não dá para comer tanto. Um ponto positivo é tamanho: apenas 250g ou 100g. Fácil para consumir e também levar na viagem. :)
5. Queijo de Cabra Transmontano (Norte)
No extremo norte de Portugal não há somente embutidos (chamado de “enchidos”, em Portugal) e presuntos de excelência, mas também queijos. O destaque vai para o Queijo de Cabra Transmontano DOP.
Gosto deste queijo de Trás-os-Montes porque é curado, tem um leve picante e também pela sua textura mais firme, diferente de muitos queijos feitos com leite de ovelha e vaca.
Ele é um pouco seco, mas vai super bem com alguma geleia ou acompanhado de um vinho tinto ou um branco doce.
6. Queijo Ilha Terceira (Açores)
A fama do Queijo Ilha Terceira não é a mesma que a do queijo de São Jorge e outros do Arquipélago dos Açores, mas mereceu o meu destaque porque esta ilha açoriana produz laticínios de grande qualidade.
É na pequena freguesia das Cinco Ribeiras que fica o Queijo Vaquinha, uma marca familiar que faz um queijo macio e muito bom para comer em sanduíches. Eu e a Pri visitamos o café que tem junto da pequena fábrica, onde pode-se provar e comprar os cinco tipos de queijos que eles produzem de forma artesanal.
Esse é um artigo original do Cultuga. Leia o post completo em: Queijos portugueses que valem a pena provar!