Se você está com uma viagem para Portugal marcada, veja dicas importantes sobre o hábito alimentar dos portugueses para que possa alinhar cada uma das refeições ao seu roteiro de viagem!
Como são as refeições e os costumes em Portugal?
A variedade do café da manhã
café da manhã = pequeno almoço
suco = sumo
presunto = fiambre
misto quente = tosta mista
Nos hotéis portugueses, o café da manhã é muito parecido com o do Brasil. Há pães, frios, manteiga, geleias (chamadas de doces) frutas, café, leite, suco de laranja, cereais e docinhos típicos portugueses (chamados de pastéis e bolos).
Caso essa refeição seja opcional no hotel em que você estará hospedado, escolha comer nas diversas pastelarias, padarias e cafés espalhados na sua cidade de hospedagem. Você pode economizar algum dinheiro.
Há sempre opções e com ótimos preços, principalmente para quem está com base em Lisboa e no Porto. O café, por exemplo, além de ser um dos mais saborosos do mundo, é também muito barato (geralmente entre 0,60€ e 0,70€). E quem consegue resistir aos doces conventuais?
Tenha especial atenção ao entrar em pastelarias e padarias. Há algumas em que é necessário retirar uma senha para ser atendido.
Boa comida no almoço e jantar, claro!
garçom = empregado de mesa
cardápio = ementa
canudo = palhinha
chopp = imperial (Lisboa) ou fino (Porto)
Prepare-se para pratos fartos – o que não significa que você possa pedir sempre um prato para dois. Vale a pena perguntar se há meia dose (equivalente a meia “porção”) ou se o prato serve duas ou três pessoas. Se você viajar em família, saiba que alguns restaurantes têm pratos especiais para crianças.
Sempre que chegar a qualquer restaurante, aguarde na porta até ser chamado ou indique ao responsável pelo salão/ garçom quantas pessoas estão com você para que ele possa arrumar uma mesa – inclusive nos restaurantes pequenos.
Para chamar o garçom, evite as palavras “amigo”, “campeão”, “chefe”, etc. Os portugueses levantam a mão e dizem “se faz favor”.
Os couverts são sempre servidos. A cobrança, na maioria das vezes, é feita por item consumido como, por exemplo, a unidade do pão. Se você não quiser, pode solicitar a retirada. Ah, e o vinho da casa é sempre uma barata e boa escolha.
Os portugueses almoçam entre 12h30 e 15h. Depois desse horário, geralmente, são lanches e petiscos (ou “tapas”). O jantar acontece entre às 19h e 23h. Portanto, programe-se para fazer as refeições dentro desse período, se deseja encontrar mais opções abertas.
O seguro viagem é obrigatório para todo o viajante brasileiro que vai a Portugal. Explicamos aqui nesse artigo como escolher o seu.
Comer peixe é uma ótima opção – seja por preço, seja por qualidade. Entretanto, o porco e os embutidos (chamados de enchidos) também são bem cotados, principalmente na região norte de Portugal e Alentejo. Há ainda polvo, camarão (chamado também de gambas para um tipo pequeno de camarão), pato e peru facilmente encontrados, entre outros tipos de carne típica de cada região (como carne de caça, por exemplo).
Para quem prefere carne bovina, tenha atenção. Apesar de ter opções na maior parte dos cardápios de todo o país, quem deseja comer uma carne suculenta e de qualidade, é ideal buscar por restaurantes especializados (a não ser que você esteja nos Açores, na Ilha da Madeira, no Alentejo ou em Trás-os-Montes, quando a maior parte da carne bovina servida é realmente fantástica). Entretanto, no dia-a-dia, há sempre o chamado “bitoque” (que geralmente é um bife bovino servido com batata frita e ovo) ou o Prego no Prato (um bife fininho servido com arroz e batata), que quebra o galho, sobretudo para as crianças.
A gorjeta não é obrigatória em Portugal. Entretanto, é “simpático” deixar uma recompensa a quem o atendeu no jantar, caso ele tenha lhe prestado um bom serviço. Normalmente, seja em um almoço, café ou jantar, quando sou bem atendida, arredondo o valor da conta ou deixo 5 ou 10%.
Se você gosta de salgados, como croquete, empada e bolinho de bacalhau, saiba que eles costumam ser servidos frios. Caso queira quente, peça para esquentar no microondas. Há restaurantes especializados em bacalhau, como o Laurentina e o D’Bacalhau, ambos em Lisboa, que eles chegam à mesa quentinhos! ;)
Recomendo ainda que você leia o nosso artigo sobre as diferenças de palavras entre Brasil e Portugal usadas no restaurante :D Divirta-se!
Esse é um artigo original do Cultuga. Leia o post completo em: Como são as refeições e os costumes em Portugal?