Quantcast
Channel: Cultura Portuguesa - Arquivos Cultuga
Viewing all articles
Browse latest Browse all 83

Como fazer um delicioso Bacalhau com Natas

$
0
0

A leitora Carolina Macedo nos escreveu nesse sábado para compartilhar uma receita de Bacalhau com Natas que ela provou durante sua visita a Fátima no ano passado. A paixão pelo sabor foi tamanha, que ela até chamou a dona do restaurante para perguntar como era feito. Ao retornar para o Brasil, sentiu saudades. Foi então que ela decidiu colocar a mão na massa. Ela nos contou no e-mail:

“Quando estive na cidade de Fátima, em 2014, provei um Bacalhau com Natas delicioso… Ainda no restaurante, tive que perguntar para a dona a receita como ele era feito. Queria muito repetir no Brasil. Quando voltei e decidi testar a receita, me lembrei dela ter comentado que era preciso fritar a batata no azeite. Porém, a minha fritura ficou pesada e acabei por improvisar algo diferente e que deu muito certo: no lugar da batata frita, optei por usar a cozida no forno. Ficou muuuuito bom! Agora, fiz na Sexta-feira Santa e foi um sucesso! Mas ela também pode ser uma ótima sugestão de receita para o domingo de Páscoa ou, claro, quando você sentir muitas saudades de Portugal!”

bacalhau_com_natas_receita

“Do lado esquerdo está o meu bacalhau. Do lado direito, aquele que comi em Fátima. Não ficou igualzinho?” – Carolina Macedo

Ingredientes (receita para 20 pessoas)

  • 2 kg de bacalhau (meia banda sem o espinho central)
  • 15 batatas médias
  • Azeite
  • 2 litros de leite
  • 3 cebolas
  • 1 folha de louro
  • 2 cravos
  • 100g de manteiga
  • 100g de farinha
  • Noz-moscada
  • 2 latas de creme de leite (“natas”, em Portugal)
  • Sal, se necessário
  • Pimenta do reino (opcional)
  • Queijo parmesão ralado
  • Cebolinha picada

Modo de preparo do bacalhau e das batatas

Dessalgue os 2kg de bacalhau.

Coloque o bacalhau em uma panela com água e leve ao fogo até levantar fervura. Remova a pele e os espinhos e lasque de maneira mais rústica, mas não muito grosso (as laterais vão ficar mais finas, mas não é preciso desfiar). Reserve.

Descasque as 15 batatas médias e corte-as em pequenos cubos. Coloque-as em uma assadeira antiaderente com azeite e leve ao forno coberta com papel alumínio. Quando estiver cozida, reserve.

Modo de preparo do creme bechamel

Prenda uma folha de louro em uma cebola grande e inteira usando dois cravos. Ferva a cebola em 2 litros de leite (eu usei desnatado) para aromatizar. Deixe esfriar e retire a cebola.

Em uma panela grande, coloque 100g de manteiga e 100g de farinha para fazer o molho em fogo baixo. Mexa o preparo sempre até que ele fique dourado. Acrescente o leite aromatizado até que fique uma consistência cremosa, mexendo sempre. Desligue o fogo.

Tempere o creme com bastante noz-moscada (ralada na hora, de preferência) e acrescente o creme de leite. Reserve.

Como montar e gratinar o preparo

Em uma panela grande, que caiba tudo o que já foi preparado, pique duas cebolas e leve ao fogo. Doure-as com azeite e manteiga. Acrescente a batata já cozida, o bacalhau e um pouco de noz-moscada. Misture. Acrescente agora o creme bechamel pronto. O resultado desse preparo deve ser cremoso.

Neste momento, prove o sabor e verifique se é preciso colocar sal e também pimenta do reino (opcional).

Coloque a mistura em refratários e cubra com queijo parmesão ralado e levar ao forno para gratinar. Antes de servir, enfeite com cebolinha picada.

Apesar de em Portugal não ser servido com arroz branco, esse é um bom acompanhamento para o paladar brasileiro. Bom apetite!

Você também tem uma receita portuguesa para dividir com a gente?

Esse é um artigo original do Cultuga. Leia o post completo em: Como fazer um delicioso Bacalhau com Natas


Viewing all articles
Browse latest Browse all 83